A quantidade de vídeos disponível na Internet é cada vez maior, e por isso cada vez mais, eles são partilhados através das redes sociais, ou mesmo através de blogs como o nosso.

Com o número crescente de partilha de vídeos na Internet, a cada dia mais pessoas procuram incorporar os vídeos nos seus artigos, em blogs que já possuem, ou criando novos para o efeito.

Se você se está a iniciar agora no mundo dos blogs, nós sugerimos que você utilize a plataforma WordPress, porque além de ser cheia de funcionalidades, facilmente você a pode adaptar para qualquer utilização que você possa imaginar. Mas isso, nós não vamos aprofundar, porque hoje apenas nos vamos focar em inserir vídeos em blogs que utilizam WordPress.

Para você inserir um vídeo no WordPress, você precisa de:

  1. Encontrar o vídeo que quer partilhar
  2. Escolher o código de partilha adequado
  3. Inserir o código no artigo

Para você inserir um vídeo no WordPress, você precisa então de começar por escolher que vídeo você quer partilhar. Por exemplo, se você está fazendo um artigo sobre como descascar laranjas de forma eficiente, e quer um vídeo para demonstrar, você até que podia gravar você mesmo essa demonstração e postar o vídeo diretamente no WordPress, ou fazer upload do vídeo para outro serviço de alojamento de vídeos, e de seguida inserir esse vídeo no seu artigo. Você também pode pesquisar na Internet sobre um vídeo que já fale do assunto, e inserir no seu artigo, com propósito de demonstrar.

Exemplo, de a utilização de vídeos no WordPress.

Exemplo, de a utilização de vídeos no WordPress.

Imagine então, que você quer inserir um vídeo demonstrativo sobre como descascar uma laranja de forma eficiente, pesquisando na Internet um vídeo que já exista.

1. Encontrar o vídeo que quer partilhar

Existem vários serviços de alojamento de vídeos na Internet, que permite que você pesquise na sua biblioteca de vídeos, e escolhe um deles para incorporar no seu website. Entre eles estão:

  • Youtube
  • Metacafé
  • Dailymotion

Como o serviço mais utilizado do mundo é o Youtube, vou demonstrar a vocês como pesquisar o vídeo adequado ao que você precisa, utilizando o youtube:

  1. Aceda a www.youtube.com
  2. Na parte superior coloque o cursor do rato sobre a caixa de pesquisa
  3. Escreva o vídeo que quer pesquisar (no nosso caso, “como descascar uma laranja”), e clique no símbolo da lupa ou no botão:
    pesquisar-como-descascar-uma-laranja-no-youtube
  4. Abra o vídeo

O vídeo que eu escolhi foi este: Descascando uma laranja modo expert. Vamos agora escolher o código de partilha adequado.

2. Escolher o código de partilha adequado

Quando o wordpress surgiu, para inserir os vídeos do Youtube, era necessário que você copiasse o chamado código de incorporação, que era algo do género:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”//www.youtube.com/embed/oLOD4JDgqeU” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Nas suas versões mais recentes, o wordpress já suporta a inserção de vídeos sem a utilização, por isso pode simplesmente clicar no botão “partilhar”, que está por baixo do vídeo e utilizar o primeiro código que aparece, que é algo assim:

http://youtu.be/oLOD4JDgqeU

Tenha em atenção que nem todos os sites de vídeos são suportados com este método. De momento, esta funcionalidade, apenas funciona com os websites listados abaixo:

  • blip.tv
  • DailyMotion
  • Flickr Videos
  • FunnyOrDie.com
  • Hulu
  • Revision3
  • Viddler
  • Vimeo Video
  • YouTube Videos
  • WordPress.tv
  • VideoPress Video

Para aceder a uma lista de todos os serviços que suportam este tipo de inserção no wordpress, visite esta página.

3. Inserir o código no artigo

Assim que você escolher que código quer utilizar, navegue até ao seu blog e crie ou edite um artigo. Agora, dependendo do tipo de código que você decidiu usar, você procede de forma diferente.

Se você decidiu optar pelo tipo de código antigo, como no exemplo:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”//www.youtube.com/embed/oLOD4JDgqeU” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Clique onde diz “html”, na parte superior direita no editor do artigo, para desativar o assistente visual. Após isso, cole o seu código. Quando voltar à sua janela inicial, você vai ver uma forma de vídeo.

Se você optou pela segunda versão, você apenas copia o código fornecido em baixo, como no exemplo:

http://youtu.be/oLOD4JDgqeU

Utilizando este método mais simples, você deixa o seu código mais simples, e deixa o wordpress escolher como insere os vídeos na página. Se o seu tema for responsivo, é bem provável que o seu vídeo já se adapte consoante o tamanho da janela.

E pronto, você já pode agora adicionar vídeo aos seus artigos. Se tiver alguma dúvida, por favor comente abaixo.

Agora, fique sabendo como descascar laranjas de forma eficiente 😀

Gostou do meu artigo? Me dê uma palavra de incentivo :)